S O N O R A_01 – a arte de sons de may hd + junix 11

O netvídeo S O N O R A_01 – a arte de sons de may hd + junix 11, de Cláudio Manoel Duarte, com edição de Gleydson Públio, traz depoimentos da artista sonora e visual may hd e do músico junix 11, que atuam em duo. O vídeo utiliza continuamente da estética da glitch art, numa referência à videoarte na década de 70 e à produção de distorções e efeitos nas imagens eletrônicas do vhs. A idéia é conectar-se com a proposta da dupla, que constroem sonoridades que permeia a arte sonora e a música experimental, em sua estética que incorpora o noise (o ruído) como elemento do criativo. Ruídos imagéticos e sonoros se encontram entremeados pelas entrevistas de may hd e junix, que conceituam e descrevem os processos criativos de sua arte. As locações para o S O N O R A_01 – a arte de sons de may hd + junix 11 foram realizadas em dezembro de 2019 (antes da pandemia), sendo o vídeo editado e pós-produzido em maio 2020, em Salvador, Bahia.

O netvídeo, com um pouco mais de 11 minutos, tem aplicação de licença CC para uso livre e sem fins comerciais e pode ser acessado no Youtube, onde constam cerca de outros 40 filmes, a maioria realizados através da produtora O Imaginário é TV. Faz parte da estética de Cláudio Manoel Duarte esses netvídeos, produzidos para circular livremente em redes telemáticas (de forma não comercial) e que são apoiados no uso de pouquíssimos equipamentos de gravação e como prática DiY (faça você mesmo), mesclando campos da videoarte, jornalismo televisivo e filmes de curtas-metragens, com a intenção de registrar e tornar público experiências de arte, principalmente.

Acesse o vídeo em:
https://www.youtube.com/user/claudiomanoel

Sobre os artistas sonoros
Os artistas Junix 11 e May HD unem seus trabalhos e pesquisas neste novo projeto em duo. Juntos participaram do Ciclo de Música Contemporânea Festival CMC 2018 no Teatro do Goethe-Institut/ Salvador que contou com participação de artistas internacionais como Arto Lindsay (EUA), Julien Dresprez (FR), Cara Stacey (Africa do Sul) e Luca Forcucci (Itália). Esta apresentação intitulada Re:forma, foi fundamentada na Arte Sonora e surgiu da necessidade emergencial acerca das transformações possíveis por meio da arte. Este mesmo conceito deu origem ao álbum TANGENTE lançado em Julho de 2019 em parceria com os selos digitais SÊ-LO! Netlabel e Propósito Records. Já no segundo semestre, lançam dois EPs: “Aves, impelidas à deriva, buscam pouso”(Setembro 2019) e “Flecha do Tempo” (Dezembro 2019), todos disponibilizados nas principais plataformas de streaming. junix 11 – guitarrista, multi-instrumentista e produtor musical que explora afinações, texturas, manipulação de eletrônicos na criação de obras sonoras, livre improvisação e reconstrução de temas autorais. http://www.junix11.com. andrea may (aka may hd) – artista visual e sonora, curadora independente e mestranda em Processos Criativos em Artes Visuais – PPGAV/UFBA, na pesquisa da hibridação de linguagens artísticas com ênfase na estética do ruído. http://www.andreamay.com.br/

Ficha técnica
S O N O R A_01 – a arte de sons de may hd + junix 11
Um netvídeo de Cláudio Manoel Duarte
11’47”
Edição de Gleydson Públio
Imagens de Cláudio Manoel Duarte
Efeitos/distorções de Gleydson Públio
Sample​s​ de vídeos:
Performance may hd + junix 11 (Música Insólita Vídeo Performance/2020)
Performance stay home may hd + junix 11
Gravado e editado em Salvador, Brasil
Maio/2020
Link do vídeo: https://youtu.be/FbV9qu8iMwo
Youtube de Cláudio Manoel Duarte: https://www.youtube.com/user/claudiomanoel

Publicado por claudiomanoel

Cláudio Manoel Duarte é prof em linguagens, tecnologias e cultura, doutorando, mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea pela UFBA/Cibercultura, produtor cultural. E criador da gata Tui, uma linda siamesa.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.